sábado, 20 de agosto de 2011

10 Dicas para você se dar bem nos estudos.

Eu confesso que sou uma SUPER preguiçosa para estudar para as provas. Sempre tem alguma coisa chamando minha atenção, por exemplo o computador, o Ipod e várias outras coisas. Mas conforme os anos foram passando aprendi vários jeitos de conseguir estudar sem distrações.

1-Organização

img-thing

Chegou o seu calendário de provas, comece a estudar  aquela matéria uma semana antes do dia da prova dela. Por ser uma semana antes você pode estudar com mais calma. Eu costumo a fazer resuminhos que me ajudam a gravar a matéria, se você é bem esquecida (como eu!) compre esses calendários de parede que são razoavelmente grandes e coloque na parede do seu quarto para ir marcando tudo (tem de várias bandas!)

2-Aulas são super importantes

73783598[2]

Não inventa de querer dormir naquela aula que depois em casa você aprende sozinha! Principalmente com Português, Matemática, Física e Química. Eu sei é super casantivo a primeira aula, porque é quando acabamos de acordar e ainda estamos acordando com aquela preguiça, mas todo o esforço é válido e você vai ver que se você perguntar TUDO, até coisas que são básicas mas você está com dúvidas vai acabar pegando a matéria mais rápido! E se tem vergonha de perguntar no meio da sala, chegue no professor quando ele não estiver fazendo nada ou estiver passando no corredor ;)

3- Jeitos de estudar

98955560[1]

Eu costumo fazer resumos a mão, assim já é uma coisa para você gravar. Tem gente que prefere falar em voz alta. São vários jeitos, mas para cada matéria temos um! Se for uma matéria com contas matemáticas peça para o professor (a) passar alguns exercícios extras, eles ajudam bastante! Ah e não venha com essa de estudar com música baixinha, é furada! Você conhece e vai querer ficar cantando ou vai pensar no que ela te lembra, você vai acabar se distraindo.

4- As distrações

Apple_iMac_Leopard_540x324[1]

Se você é uma viciada em redes sociais, quando chegar em casa NÃO entre no computador, nem para dar uma olhadinha. Se você olhar, vai fechar e tentar estudar, mas ficar pensando no que viu, no que vai acontecer, no joguinho do Facebook ou do Orkut, entendem do que eu estou falando né? Eu sei que é dificil, mas é só estudar logo que você pode entrar no computador!

5- Caderno ou Fichário?

86542570[1]

Eu usava caderno e tinha um fichário a anos, mas minha mãe não deixava. Nesse menio de ano eu resolvi fazer uma colagem nele e começar a usa-lo, ainda não me arrependi de ter mudado, ainda mais porque meu caderno VIVIA bagunçado, era um saco achar aonde eu tinha anotado aqui e talz. Se você esta disposta a ser um pouquinho mais organizada vale a pena fichário!

6- Bilhetinhos e colas

80668108[2]a0015-000226[2]

Passar bilhetinhos na sala é uma coisa que para nós, alunos, é super normal, mas não é nada bom! Tem muitos professores que colocam nas provas coisas que eles falam e é ai que a gente se ferra. Anote tambem aquelas coisas simples que ele colocam na lousa, porque depois na apostila ou livro de estudo é super detalhado e acaba estudando o que nem precisava. Já as colas nas provas é assim “Quem nunca colou na vida?” Ninguem é santo! Mas é muito bom tirar uma nota ótima em uma prova que você não colou, mostra que você conseguiu administrar o seu tempo e teve tempo para estudar e se divertir.

7- Aproveite o tempo que está na escola para estudar.

76503973[1]

Aquele professor faltou e todo mundo tá conversando, comemorando que ele faltou, se você tem lição faça nessa aula! Não vai ter que fazer em casa! O que é bem chato! E se não estiver afim, mas quer fazer fique no grupo e estude. É claro que é melhor ficar 100% concentrado, mas as vezes temos que comemorar mesmo.

8- Trabalhos em grupo

117210677[2]

Eu sei bem como é dificil arranjar um dia pra todo mundo ir na casa de alguem ou dividir o trabalho em partes, eu sei bem como é, mas todo esforço vale! Se for fazer com as amigas em casa, já deixe todos os textos salvos (para depois resumirem) porque senão vão ter que entrar na internet e na internet tem o Twitter e você vai querer falar o que você esta fazendo ou como está sendo ou senão vai querer fazer Twitcam, enfim, é muita distração para aguentar. Já deixe tudo salvo e se não deu tempo de se divertir marca outro dias para elas virem se divertir!

9- O professor é MUITO ruim!

85478820[1]

É bem dificil de lidar, mas se você tem aulas extras a tarde ou de manhã, como se fosse um reforço, que você só vai se quer é bem bom ir! Você pode pegar outro professor que é melhor e acabar entendendo melhor a matéria.

10- Provas na Segunda-Feira

200554379-016[1]

Essas são definitivamente as PIORES provas! Você tem que estudar no final de semana infelizmente! Mas se você fizer na Primeira Dica vai poder estudar bem menos tempo e poder curtir mais o precioso fim de semana.

Espero que tenha ajudado vocês. Vou fazer um monte de matérias desse jeito. E vai ter um concurso em breve e vocês que vão poder escolher o prêmio (CALMA! Não é bem assim!) Explicarei melhor nos próximos posts.

Beijos e gelecas

Bruna

Nenhum comentário:

Postar um comentário